Não está em ordem de importância pois todos são imprescindíveis.
Na próxima postagem vou começar com a oração.
Até mais!
Para registrar os momentos mais especiais de minha vida como avó! Conto com a colaboração de amigas nessa nova e maravilhosa fase de nossas vidas!
Algumas experiências com bebes demonstram que as bases de uma futura visão positiva do eu, estão ligadas a receptividade carinhosa. Essa receptividade é construída através de sorrisos, carinhos, canções e conversas que temos com os bebes. Antes de entender o significado das palavras as crianças internalizam milhares de mensagens não verbais sobre si mesmas, que lhe são transmitidas pela linguagem corporal dos outros. Essas impressões só se transformam em juízos claros sobre si mesmo algum tempo depois, mas elas são de grande importância, pois as mensagem que virão dependem delas. Afinal as primeiras impressões deixam marcas profundas. “
(Adaptado de um texto de Dorothy Corkille; Os espelhos criam auto-imagens)
Comece desde de hoje a demonstrar através de brincadeiras, canções, carinhos seu amor por seu filho ou neto. Quando for adulto ele vai agradecer.
Com carinho, Vó Lúcia
n A função mais importante dos pais…
Além de amar, educar, cuidar e proteger, a responsabilidade mais importante dos pais é validar o seu filho. Validar alguém é confirmar
que ela existe como pessoa, que é real e tem valor. Criar um filho é acompanhá-lo no decorrer da vida, e validar suas ações diariamente.
A validação permite que seu filhos seja aceito pelo que realmente ele é, e não pelo o que gostaríamos que ele fosse. Lembre-se pais que todo ser humano é por natureza inseguro, sem exceção. Todos nós necessitamos de sermos validados, diariamente.
Valide seu cônjuge, seu filho, seu neto, seu discípulo, seu amigo, com um elogio sincero, um sorriso acolhedor ou um beijo carinhoso de aceitação. Com certeza ele se sentira mais seguro e preparado para enfrentar mais um dia!
Fiquem com Deus!
Mães não se preocupem em serem perfeitas mas se ocupem sendo carinhosas com seus filhos. Lembre-se que não basta amar seu filho, ele precisa se sentir amado. Como? As crianças pequenas de uma maneira especial são muito sensíveis ao estado emocional da mãe. Quando a mãe esta tensa e preocupada (vejo isto nos meus netos), eles se tornam exigentes e choram até para comer. Mas quando a mãe está tranquila eles se tornam quietos, pacíficos e cooperadores.
As primeiras impressões de si próprios estão vinculadas às mensagens corporais da sua mãe. Quando a mãe, ao dar banho em seu bebê, centraliza sua atenção nele e não na mecânica da tarefa, ela se torna relaxada e suas atitudes são calmas e suaves. Está atenta as sensações corporais do bebê. Quando a água toca sua barriga e ele expressa prazer, ela sorri, não há palavras mas há uma comunicação profunda, não verbal. E essa experiência vai marcar seu filho, ele tem nesse momento a primeira noção de que é valorizado.
Por outro lado, quando a mãe aproveita a hora da amamentação para ler ou assistir TV, ou ainda falar ao telefone, a sua atenção não está na criança. Ele emite sons e ela não percebe, não toma conhecimento. Quando ele toca seu seio, a sua mão que segura a mamadeira ela (mãe) não percebe pois seu foco esta dividido. Essa criança ao contrário da anterior, vai guardar a impressão que o mundo é um lugar frio e que ele não é importante. Quando fizer algo com e para seu filho seja intensa e concentre o máximo possível nele.
Como avó, também tenho tentado seguir essa dica, dedicar de corpo e alma àquele momento único que não vai voltar.
Ao trocar uma fralda, dar o banho, o peito ou mamadeira, esteja inteira nessa tarefa mãe. Você estará assim validando seu filho(neto) como pessoa.
Bom por hoje é só!
Um beijo da Vó em todos os pimpolhos.