RSS

MÃES NÃO SE PREOCUPEM...MAS SE OCUPEM!


Mães não se preocupem em serem perfeitas mas se ocupem sendo carinhosas com seus filhos. Lembre-se que não basta amar seu filho, ele precisa se sentir amado. Como? As crianças pequenas de uma maneira especial são muito sensíveis ao estado emocional da mãe. Quando a mãe esta tensa e preocupada (vejo isto nos meus netos), eles se tornam exigentes e choram até para comer. Mas quando a mãe está tranquila eles se tornam quietos, pacíficos e cooperadores.


As primeiras impressões de si próprios estão vinculadas às mensagens corporais da sua mãe. Quando a mãe, ao dar banho em seu bebê, centraliza sua atenção nele e não na mecânica da tarefa, ela se torna relaxada e suas atitudes são calmas e suaves. Está atenta as sensações corporais do bebê. Quando a água toca sua barriga e ele expressa prazer, ela sorri, não há palavras mas há uma comunicação profunda, não verbal. E essa experiência vai marcar seu filho, ele tem nesse momento a primeira noção de que é valorizado.


Por outro lado, quando a mãe aproveita a hora da amamentação para ler ou assistir TV, ou ainda falar ao telefone, a sua atenção não está na criança. Ele emite sons e ela não percebe, não toma conhecimento. Quando ele toca seu seio, a sua mão que segura a mamadeira ela (mãe) não percebe pois seu foco esta dividido. Essa criança ao contrário da anterior, vai guardar a impressão que o mundo é um lugar frio e que ele não é importante. Quando fizer algo com e para seu filho seja intensa e concentre o máximo possível nele.


Como avó, também tenho tentado seguir essa dica, dedicar de corpo e alma àquele momento único que não vai voltar.


Ao trocar uma fralda, dar o banho, o peito ou mamadeira, esteja inteira nessa tarefa mãe. Você estará assim validando seu filho(neto) como pessoa.


Bom por hoje é só!


Um beijo da Vó em todos os pimpolhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar essa postagem. Sua opinião é importante para mim!