RSS

FILHOS E NETOS, PRESENTES DE DEUS!





"Os netos são a maneira que Deus encontrou de nos compensarmos pelo fato de envelhecermos!" M. H. Waldrip

Afinal, além da experiência de vida, sabedoria, de ter que pintar os cabelos a cada 21 dias (incluindo os das sobrancelhas, um mau sinal sem dúvida...) a chegada dos netos restaura uma alegria que só sendo avó para entender.

Essa semana lendo o livro de Rute me encantei com Noemi, de como ela foi fortalecida através da chegada de um neto. E o texto ressalta ainda que Noemi criou Obede junto com Rute. O texto diz que ela foi a ama da criança. As vizinhas declararam que a Noemi nasceu um filho! Ser avó é ser mãe duas vezes! Tendo a responsabilidade dividida.

Estudando um pouco da cultura judaica podemos perceber o quanto a família é extensa (avós, tios, primos) e estavam todos envolvidos na vida da criança.

Todo casal judeu desejava ter filhos. Em realidade, esse era o objetivo, o alvo do casamento. O casal desejava ser lembrado; e só através de descendentes isto estava assegurado. O planejamento familiar era uma alta prioridade na vida do casal israelita. A Bíblia usa muitas figuras interessantes para descrever a família. A mãe é como "videira frutífera"(Sal 128;3). os filhos são como rebentos de oliveira em torno da árvore paterna (Sal 128:3). Os filhos como flechas na mão do guerreiro (Sal 127:4).

Nos tempos bíblicos a chegada de uma criança era um acontecimento único, uma benção dos céus!

Como igreja somos responsáveis por preservar a importância desse momento. Criar rituais familiares, onde toda família se reúne para chegada do novo membro. Sempre na expectativa, de que independente de suas escolhas futuras, ele é amado bem vindo. E os avós tem um papel importantíssimo nesse momento, orientar sua filha ou filho em como receber a criança. Criando um atmosfera de amor e carinho para sua chegada. Declarando as bênçãos de Deus sobre as suas vidas! Na verdade os judeus preferiam ser ricos de filhos do que ricos de dinheiro. O interessante é que se tornaram ricos das duas maneiras; tanto em filhos quanto em posses!

Por hoje é só. Um beijo no coração e até a próxima!

1 comentários:

Unknown disse...

Querida Bispa...Seus textos sobre vida de vó tem me acrescentado muito como mãe. Obrigada por compartilhar conosco momentos tão especiais. Esse último então falou muito ao meu coração. Obrigada. Beijos Tatiana Contaifer Zona Leste.

Postar um comentário

Obrigado por comentar essa postagem. Sua opinião é importante para mim!